Mundodosnaturais.com

domingo, 23 de outubro de 2011

REPOUSO

REPOUSO PDF Imprimir E-mail
A necessidade de relaxamento é maior quando não temos tempo para relaxar.

Durante as revoluções da França e  Russia e na II Guerra mundial, esforços para aumentar a produtividade extendendo a semana de trabalho a mais de seis dias, tiveram consequências terríveis. Estes experimentos indicam que há uma necessidade psicológica de um dia de descanso depois de seis dias de trabalho.  O descanso vem de diversas formas: recessos periódicos, um sono reparador à noite, um descanso semanal e férias anuais.

O coração bate em média 110.000 vezes por dia, respiramos 28.,000 vezes, movemos os músculos maiores centenas de vezes, e usamos cerca de 15-20 bilhões de células cerebrais. Não é por nada que o sono é importante para restaurar a energia e manter a saúde.

Um bebê recem-nascido dorme em média 20 horas por dia; uma criança de 6 anos, 10 horas; uma de 12 anos, 9 horas; um adulto aproximadamente 8 horas.  Os doutores Breslow e Belloc em seu famoso estudo no Condado de Alameda, Califórnia, mostraram que as pessoas que dormem de 8 a 9 horas cada noite tinham melhor saúde dos que dormiam por períodos mais curtos ou mais longos de tempo. Os estudantes que estudam toda a noite antes de um exame, geralmente sofrem as consequências da privação de sono manifestada  em notas inferiores. Os horários de trabalho que não permitem um sono adequado podem resultar em uma desatenção aumentada ao realizá-lo.

O corpo trabalha em um ciclo de 24 horas por dia. Isto está basado nas  variações  do dia e da noite, dependendo da estação do ano. Os períodos de vigilia e sono, influenciam o  ritmo hormonal e a intensidade de sua secreção.

Cortisona: Este hormônio é secretado durante a segunda  metade do período do sono, a qual prepara o corpo para a atividade do dia seguinte. A cortisona tem numerosos efeitos, influenciando os níveis de glicose no corpo, regulando as concentrações de sódio e potássio, regulando a pressão sanguínea, e influindo na força dos  músculos. Os hábitos regulares de sono resultam em secreções regulares de cortisona.

Hormônio de crescimento: Este hormônio  é produzido durante a noite. Existem efeitos do hormônio de crescimento no metabolismo da glicose e dos aminoácidos.  Esses hormônios reparam as células.

Melatonina: As quantidades de secreção se aumentam durante a noite, porém pode ter maior função na  regulação sexual mais do que na regulação do sono.

Existem vários fatores que afetam o sono, estes incluem:

1. Regularidade no horário de  levantar-se e ir para a  cama.

Mudanças de trabalho, fuso horário, mudanças de sono aos finais de semana, podem prejudicar.

2. Um quarto tranquilo, livre de luz e barulho, ventilado, a uma temperatura confortável.

3. Os momentos antes de dormir não devem ser de discussões, ou gastos assistindo programas de televisão emocionantes e ou eventos estressantes.

Deve ser um momento tranquilo para leitura e relaxamento.

4. Exercício regular evitando a fadiga, pode ajudar.

5. A última refeição do dia deve ser leve e deve ser tomada algumas horas antes de ir dormir.

6. Um banho morno, pode ajudar a relaxar, antes de ir para a cama.

7. Evitar o álcool, cigarro, cafeína, e outras substâncias químicas que interferem nos padrões normais de sono.

O descanso regular e o descanso semanal nos proporcionam energia. O Criador nos diz:: “Vinde a mim todos os cansados  e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”  São Mateus 
Fonte:

http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=155:sono-adequado&catid=55:8-remedios-&Itemid=214

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook