Mundodosnaturais.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: BOLDO-DO-CHILE



Nome popular BOLDO-DO-CHILE
Nome científico Peumus boldus Molina
Fotos ampliadas 1 | 2 | 3
Família Monimiáceas
Sinonímia popular Boldo chileno
Sinonímia científica Peumus boldus (Molina) Lyons
Parte usada Folhas
Propriedades terapêuticas Tônica, excitante, aperiente, digestivo, carminativo , diaforético, calmante, estomáquica, eupéptica, colagoga, colerética, diurética
Princípios ativos Óleo essencial (eucaliptol, ascaridol, cineol, eugenol e alfa pineno)(2% v/p); Alcalóides (totais 0,250 a 0,535 %) sendo eles: (boldina 0,1%), iso-coridina, nor-isocoridina, N-metil-laurotetanina e esparteína; Taninos;
Indicações terapêuticas Afecções do fígado e do estômago, litíase biliar, cólicas hepáticas, hepatites, dispepsia, tontura, insônia, prisão de ventre, reumatismo, gonorréia,
Informações complementares

Outros sinônimos científicos

  • Boldea boldus (Molina) Loosen
  • Boldoa fragrans Gay
  • Ruizia fragrans Pavon

Nome em outros idiomas

  • Inglês: boldutree, boldus, boldea
  • Alemão: boldea
  • Francês: boldo
  • Italiano: boldo
  • Espanhol: boldo

Origem

Chile, onde o boldo forma verdadeiras matas de arvores com até 12 a 15 metros de altura em diversas regiões e no norte se restringe quase que exclusivamente à cordilheira costeira dos Andes. As matas de boldo no Chile são mais comuns até 900m de altitude, em geral sobre solos secos com exposição norte, pedregosos, sem terras finas. Outrora o vale longitudinal chileno possuía extensas matas nativas de boldo, mas hoje estão praticamente destruídas, Freqüentemente o gado é levado a pastar nas matas de boldo, o que dificulta ou impede a renovação natural desta planta quando o pastoreio é muito extenso.

Outros princípios ativos

Glicosídeos (glucoboldina ou boldoglucina); Flavonóides; Sitosterol; Ácido oléico, linoleico, linolênico ; substâncias minerais. Uso medicinal
Atribuem-se ao boldo, incontáveis virtudes medicinais. Tônicas e excitantes, constituem em decocções medicamento especialmente indicado para afecções do fígado e do estômago.
De modo geral atuam contra as seguintes enfermidades: hepatites, litíase biliar, cólicas hepáticas e congestões do fígado, flatulência , dispepsia, dores de estômago, distúrbios gástricos e digestivos, inapetência, fraqueza orgânica, tonturas e insônia, prisão de ventre e cólicas intestinais, reumatismo e gonorréia.
Combate a má digestão, fortifica o estômago e os nervos. Combate a insônia, limpa as manchas da pele, especialmente as do rosto causadas por distúrbios do fígado.
Usa-se o cozimento do boldo externamente para banhos e pedilúvios no combate ao reumatismo, à hidropisia, afecções da pele, sífilis, blenorragia e a outras enfermidades semelhantes.
O boldo promove o aumento da produção e fluxo de bílis e regula a atividade da vesícula biliar.
O perfume do boldo recorda aquele da hortelã e da melissa.
Dosagem indicada
Colecistites, eliminador de cálculo biliar (ácido úrico e oxalato de cálcio)
Em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sobremesa) de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 20 minutos e coe. Tome 3 xícaras (chá) ao dia, sendo uma em jejum, e as demais 30 minutos antes das principais refeições.
Afecções gástricas, afecções hepáticas, afecções renais, inapetência
Coloque 3 colheres (sopa) de folhas picadas em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 5 dias, agitando o líquido de vez em quando. Coe. Tome 1 cálice antes das principais refeições.
Insuficiência hepática, colecistites, cálculo biliar (ácido úrico ou oxalato de cálcio), inapetência
Coloque 2 colheres (sopa) de folhas picadas em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias, mexendo de vez em quando. Coe. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, antes das principais refeições. Antes da utilização, colocar as doses diárias ao sol, para evaporar o álcool nelas contido.
Colecistites, cálculos biliares
Decocção: ferver 15g de folhas de boldo em 1 litro de água, por dois minutos. Coar, adoçar e beber duas xícaras (chá) por dia.
Vinho medicinal: macerar por três dias, 30g de folhas de boldo em um litro de marsala. Filtrar o líquido , colocá-lo em uma garrafa e consumir um calicezinho ao fim de cada refeição.
Toxicologia
Tomada em doses maiores que as recomendadas, pode provocar vômitos.
Cuidados com a planta seca: as folhas dessecadas vão reduzindo os teores das substâncias citadas à medida que envelhecem, até chegar ao ponto em que se tornam inúteis tanto para fins medicinais como aromáticos. Os estoques velhos deverão portanto ser substituídos por folhas novas da última colheita.
Adquirir a planta somente em casas especializadas, visto que a planta não cresce no Brasil, e somente é encontrada na forma seca.
Curiosidades
É utilizada em combinação com outras plantas aromáticas, na indústria de licores e bebidas alcoólicas amargas.
Os incas utilizavam as propriedades do boldo contra sangramentos e como amargo estimulante do estômago.
As propriedades medicinais do boldo foram descobertas incidentalmente através do carneiros. Encaminhados por acaso aos contrafortes da Cordilheira dos Andes, no Chile, alguns rebanhos de carneiros, não encontrando outro tipo de alimentação, passaram a comer as folhas de boldo, que cresce aí em abundância. Depois de alguns meses, os pastores notaram que os animais estavam curados das doenças do fígado e da prisão de ventre que lhes são característicos. Daí então o boldo ficou conhecido como planta curativa.
Outros usos
A madeira seca do tronco é excelente para serviços de torno em marcenaria e carpintaria, a madeira é castanho oliva, de grande dureza e durabilidade e de estrutura fina quando seca. A casca é rica em taninos, e por esta razão é utilizada para curtir e até tingir fibras.
Bibliografia
  • Plantas que curam - Sylvio Panizza
  • Plantas que curam - Editora Três
  • Plantas Medicinais - François Balmé
  • As Plantas Curam - A. Balbach
  • Las plantas medicinales - William A. R. Thomson
  • Geheiminisse und Heilkräfte der Pflanzen - Reader´s Digest
  • Plantas Aromáticas e Medicinais - Igor Francisco von Hertwig
  • Plantas Medicinais Brasileiras - Edvaldo Rodrigues de Almeida
  • Plantas Medicinais - Cid Aimberé de M. Santos & Kátia Regina Torres & Rubens Leonart

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook