Mundodosnaturais.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: açai




Informações Nutricionais
Porção 100g
Quantidade por porção
%VD*
Calorias
109 Kca
4%
Proteínas
1,3 g
3%
Gordura Total
13,3 g
17%
Gordura Saturada
-
-
Colesterol
-
-
Fibra Alimentar
19 g
62%
Cálcio
65,3 mg
8%
Ferro
5,7 mg
40%









 


O açaí é uma fruta naturalmente energética que vem das palmeiras da Amazônia (Açaizeiro). Os frutos apresentam inicialmente coloração verde clara, tornando-se verde escuro na maturação. A polpa envolve o endocarpo esférico que é fibroso na parte externa.

A árvore
O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por "touceira" (das quais pelo menos três em produção). Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano.

A polpa do fruto representa 17% do seu peso. É um alimento altamente energético e quando comparada com os outros dez principais frutos tropicais regionais, encontra-se na liderança em termos nutricionais.


A Fruta
Estudos revelam que a polpa de Açaí da Amazônia contém:

  • Uma formidável concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento prematuro, contendo um volume 10-30 vezes maior de antocianinas (antioxidantes roxos) se comparado ao vinho tinto.
  • A antocianina é conhecida por suas potentes propriedades terapêuticas entre os quais inclui-se o tratamento de retinopatia diabética e de doença fibrocística da mama em seres humanos. Entre os potenciais efeitos fisiológicos das antocianinas incluem-se agentes radioprotetores, químioprotetores, vasoprotetores e antiinflamatórios.
  • A principal antocianina no Açaí é a cianidina-3 glucosídeo. A cianidina-3 - glucosídeo é comprovadamente 3.5 vezes mais forte do que Trolox (análogo da vitamina E).
  • Uma sinergia de gorduras monoinsaturadas (saudáveis), fibras alimentares e fitoesteróis, que contribuem para o sistema cardiovascular e a saúde do trato digestivo.
  • Um complexo essencial quase perfeito de aminoácidos juntamente com valiosas substâncias minerais, vitais à adequada contração e regeneração musculares.
  • Fitoesteróis valiosos. Os Esteróies são componentes de membranas de células vegetais que oferecem inúmeros benefícios ao organismo humano, entre eles, a redução da colesterolemia.
  • Os esteróis vem atualmente sendo usados no tratamento de sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata.
    Provas preliminares sugerem que beta-sitosterol (o esterol predominante no Açaí) possa ajudar na prevenção da fraqueza imunológica resultante de grave estresse físico.
    Boa fonte de fibras, o açaí contém 2.0 gramas de fibra alimentar em uma porção.
  • As fibras promovem um sistema digestivo saudável. Acredita-se que o baixo teor de fibras na dieta americana seja fator que contribui para a alta incidência de câncer e de doenças cardíacas. Fibras solúveis podem ajudar a reduzir o colesterol sangüíneo; e acredita-se que fibras insolúveis possam ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.
  • 60% Oléico (Ômega 9), ácido graxo monoinsaturado essencial, que auxilia na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim) enquanto mantém os do HDL (colesterol bom).
  • 12% Linoléico (Ômega 6), ácido graxo poliinsaturado essencial, que comprovadamente reduz os níveis tanto do LDL quanto do HDL.
  • Ácidos graxos ajudam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis, i.e., Vitaminas A, E, D, e K .
  • A taxa de ácido graxo do Açaí assemelha-se à do azeite de oliva, a qual se acredita seja um fator que contribui para a baixa incidência de doença coronariana nas populações mediterrâneas  
  •  Constituintes químicos do Açaí, Euterpe oleracea: ácidos oléico, palmíticos, palmitoléico e cianídrico, amido, cálcio, ferro, fibra, fósforo, lignina, niacina, proteínas, tanino, vitamina C, B1 e B2.
  • Fonte: http://www.amazon-mania.com/acai.html, http://www.plantamed.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook