Mundodosnaturais.com

domingo, 15 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: JUÁ

Nome popular JUÁ
Nome científico Zizyphus joazeiro Martius
Família Rhamnaceae
Sinonímia popular Joazeiro, juazeiro, juá-babão, juá-de-boi, juá-bravo
Sinonímia científica Ziziphus gardneri Reissek
Parte usada Fruto, casca
Princípios ativos Na casca: estearato de glicerila, triterpenóides, cafeina, alcalóides, saponina
Indicações terapêuticas Problemas gástricos, limpeza de cabelos e dentes, tônico capilar.
Informações complementares
Importância sociológica
O juazeiro é um dos elementos típicos da vegetação dos sertões nordestinos. É uma espécie de maior ocorrência nas caatingas, no Sertão e no Agreste.
Uso alimentar
Utilizado na alimentação animal. A principal utilidade reconhecida dessa espécie é ser forrageira, com a vantagem de ser sempre verde, apesar de ser uma espécie xerófila. Na época da seca, constitui uma providência para o sertanejo, pela alimentação que proporciona ao gado faminto. Ela serve como ração para ovinos e caprinos em qualquer época
Na alimentação humana, os frutos do juazeiro são comestíveis, sendo muito consumidos ao natural, pelo sertanejo do nordeste. O juá maduro é muito estimado pelas crianças e adultos, pois mitiga a fome e a sede em tempo de seca.
Uso cosmético
O córtex e as folhas são ricos em saponina e têm grande valor detergente. É usado como xampu, anticaspa e tônico capilar. As raspas da entrecasca servem de sabão e dentifrício. A casca é excelente tônico capilar quando em infusão ou macerada. A água de juá serve para amaciar e clarear a pele do rosto. A casca do juazeiro amassada na água é utilizada no tratamento da queda do cabelo.
Uso medicinal
As cascas e as folhas são tradicionalmente usadas na medicina popular do nordeste, na forma de extrato feito com água, usado por via oral para alívio de problemas gástricos.
Referência
Circular Técnica 139 -EMBRAPA

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook