Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: PEPINO

Nome popular PEPINO
Nome científico Cucumis sativus L.
Família Cucurbitaceae
Propriedades terapêuticas Calmante, refrescante, mineralizante, estimulante.
Indicações terapêuticas Gota, artrites, reumatismo, problemas renais e do coração. É um ótimo tônico para o fígado, vesícula e rins. Pelo seu alto teor de enxofre, é essencial para a pele, cabelos e unhas.
Informações complementares Caracteristicas
É uma hortaliça anual de caule flexível com gavinhas. Pode crescer rastejando pelo chão ou como trepadeira, se encontra suporte. Suas flores são amarelas e divididas, na mesma planta, em um grupo de masculinas e femininas. As abelhas são muito importantes para a polinização e produção.
Os frutos são ovalados e compridos e tem a casca lisa ou enrugada, conforme a variedade. Quando estão maduros, ficam amarelados.
Origem
Espécie nativa da Índia, atualmente cultiva-se em todos os países. Era apreciado pelos israelitas durante o seu cativeiro no antigo Egito e foi citado no texto bíblico referente á travessia do deserto comandado por Moisés. Os antigos hebreus gostavam de comer seus frutos em conservas, chamando de “pikkes” várias plantas desta família. Acredita-se que venha daí o nome de picles que hoje usamos como sendo de origem inglesa. No Brasil o pepino é cultivado desde o século 16.
Usos e Propriedades
Tem boas quantidades de vitaminas A,B,C e K e minerais de flúor, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, enxofre, cloro, magnésio e ferro. É um alimento calmante, refrescante, mineralizante e estimulante.
Tem grandes “virtudes” terapêuticas: é conhecido como um dos melhores diuréticos naturais, por isso é recomendado para os que sofrem de gota, artrites, reumatismo, problemas renais e do coração.
É um ótimo tônico para o fígado, vesícula e rins. Pelo seu alto teor de enxofre, é essencial para a pele, cabelos e unhas.
Clima
É uma planta muito sensível ao frio e não se desenvolve bem abaixo dos 15ºC nem tolera geadas. Prefere as temperaturas mais quentes, na faixa dos 22 aos 25ºC. Mas, em temperaturas altas e dias longos, o número de flores femininas diminui, reduzindo portanto o número de frutos.
Solo
Adapta-se bem em solos areno-argilosos, leves, de acidez média a fraca, ricos em matéria orgânica e bem drenados.
Fonte consultada
Guia Rural- HORTA. Editora Abril.
Colaboração
Rosa Lucia Dutra Ramos, Bióloga, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO, RS), junho 2010
Mais informações sobre pepino em outros websites

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook