Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: MIRTILO

Nome popular MIRTILO
Nome científico Vaccinium myrtillus L.
Fotos ampliadas 1
Família Ericaceae
Propriedades terapêuticas Adstringente, tônico, antibacteriano, hipoglicemiante.
Princípios ativos Taninos (1,5%), antocianinas, flavonóides, mirtilina (corante azul natural da planta), sais orgânicos, arbutina e glicosídeos.
Indicações terapêuticas Diarréias, melhorar a visão noturna, retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético.
Informações complementares Origem
O mirtilo pertence à família Ericaceae (família da azaléia). As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil.
Uso medicinal
Atua em casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibactericida. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético, etc. Há um produto comercial no Brasil denominado miralis, fabricado pela Ativus Farmacêutica.
   Uso culinário
Na culinária pode ser utilizada em müsli, marmelada, vinho e bolos. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.
Colaboração
Dr. Luis Carlos Leme Franco (Curitiba, PR) e outros. Maio, 2004.

Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook