Mundodosnaturais.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: ESPINHEIRA-SANTA

Nome popular ESPINHEIRA-SANTA
Nome científico Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss.
Fotos ampliadas 1 | 2
Família Celastraceae
Sinonímia popular Cancorosa-de-sete-espinhos, sombra de touro e cancerosa.
Parte usada Folhas
Propriedades terapêuticas Antiasmática, contraceptiva, anti-séptica, tônica, analgésica, cicatrizante, diurética
Indicações terapêuticas Tumores estomacais, ressaca alcoólica, feridas, úlceras, azia, gastralgia, úlcera gástrica
Informações complementares A família CELASTRACEAE é composta por 40 gêneros com 450 espécies de ampla distribuição, ausente somente nas regiões boreais do Hemisfério Norte (NOVARA, 1993). Distribuída nas regiões temperadas e tropicais (menos freqüentemente nas frias). No Uruguai ocorrem dois gêneros (LOURTEIG, 1963).
Na América do Sul, distribui-se em todo o continente, desde a Terra do Fogo até a Ilha dos Estados. Na Argentina 12 espécies estão reunidas em 3 gêneros que chegam à província de Salta. São subarbustos, arbustos e árvores de folhas simples, alternas ou opostas, brevemente pecioladas, com lâmina foliar inteira ou dentada (NOVARA, 1993).
Exemplo freqüente entre nós é Maytenus, com várias espécies arbustivas ou arbóreas nas matas e nos campos (JOLY, 1977). Maytenus ilicifolia está distribuída pelo sul do Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. No Uruguai, distribui-se em quase todo o país (LOURTEIG, 1963).
Descrição botânica
É uma árvore de pequeno porte (1,50 a 2 m de altura), ereta, multicaule, que forma touceiras densas com perfilhos oriundos das raízes. As raízes são fortes e numerosas, avermelhadas externamente e amarelas no seu interior.
O caule é verde-acinzentado, lenhoso, ereto, ramificado, com muitos ramos inermes. Os ramos novos são verde-brilhantes, angulosos, com quatro ou mais quilhas.
As folhas são simples, alternas, coriáceas, lanceoladas, oblongas ou elípticas; a base é aguda, às vezes obtusa, peninérvea; as margens têm de 3 a 9 pares de dentes espinhosos e ápice agudo. O pecíolo é curto e as lâminas são glabras, verde-escuras e brilhantes superiormente e verde-claro-foscas na face inferior.
As flores são muito pequenas, sésseis ou com pedicelo muito curto, actinomorfas, diclamídeas, pentâmeras; o cálice é persistente, com cinco sépalas arredondadas, ciliadas, avermelhadas e unidas na base. A corola tem cinco pétalas livres, ovaladas, amarelo-esverdeadas. Os estames são cinco, alternos com as pétalas, e com filetes achatados.
O ovário é súpero, ovóide, rodeado pelo disco, bicarpelar e bilocular, com um ou dois óvulos por lóculo. O estilete é único, com dois estigmas lobulados. A inflorescência se dá em fascículos axilares de três a vinte flores, e o florescimento ocorre de junho a agosto.
O fruto é escuro quando maduro, e as sementes são elipsóides, avermelhadas, em número de uma ou duas por fruto, cobertas por um arilo branco, pouco espesso e sucoso.
Origem e ocorrência
A cancorosa é originária da região sul da América do Sul. No Brasil, ela é comum nas matas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso. Fora de nosso país é encontrada no nordeste da Argentina, norte do Uruguai, Paraguai e na Bolívia (Lourteig A., 1963). No Estado do Rio Grande do Sul foi constatada a sua presença na Depressão Central, Serra do Sudeste e no Planalto e, mais raramente, na Mata Atlântica, na fronteira e no litoral.
Técnicas de cultivo
Propagação. Podemos usar métodos de campo e de laboratório. Nos métodos de campo, temos o processo gâmico por meio das sementes, e os agâmicos, tais como por rebentos nascidos da raiz (divisão de touceira) e por estacas. O método laboratorial in vitro seria a multiplicação por meristema, usando tecidos da base do pecíolo, de brotos novos e de gemas.
Espaçamento. Como é planta de sub-bosque, deve ser plantada entre espécies pioneiras sombreadoras, de preferência leguminosas como a pata-de-vaca, maricá, leucena, guandu, etc., que serão plantadas em espaçamento 4 x 4 m. Nas entrelinhas destas sombreadoras são plantadas as cancorosas, que ficarão separadas, entre si e das sombreadoras, por 2 m.
Clima. Subtropical, sendo encontrado em todo o Rio Grande do Sul, especialmente na Depressão Central e no Planalto. Como a cancorosa é planta de sub-bosque e de locais úmidos, quando plantada em plena luz, seu desenvolvimento é lento, e sua folhagem fica amarelecida. Locais iluminados induzem a uma floração e frutificação abundantes. Na seca, paralisa o seu crescimento, ficando, porém, latente.
Solos. Prefere os solos férteis, humosos e úmidos. Suporta alagamento temporário, mas não é planta de banhado. Vegeta melhor nos solos de aluvião à beira dos cursos d´água. Nos locais altos, só vegeta junto às nascentes de água. Tratos Culturais: capinas ao redor da planta, adubações orgânicas, controle do excesso de sombreamento são os principais
Tratos culturais
Pragas e doenças. Quando cultivada em local com excesso de sombra, pode ocorrer o aparecimento de manchas prateadas nas folhas que sugerem a ocorrência de um problema fúngico. Não se verificou até o momento nenhuma praga nesta cultura.
Colheita. Os princípios ativos estão concentrados principalmente nas raízes, ocorrendo em menor escala nas folhas (que são o objeto das colheitas). As folhas devem ser colhidas no 2º ou 3º ano de vida, devido ao seu crescimento muito lento, mesmo em condições ideais. Não deve ser retirada toda a folhagem, mas sim cerca de 50 a 60% da copa da árvore. A colheita de folhas é feita no fim do verão, e a de raízes no inverno. O rendimento é variável dependendo da idade, das condições climáticas e de cultivo.
Cuidados pós-colheita

  1. Pré-seleção: consta de uma seleção a campo ou no galpão, visando a eliminar folhas e raízes danificadas e de mau aspecto.
  2. Limpeza: é feita uma limpeza das folhas e/ou raízes para retirar terra e impurezas.
  3. Secagem: pode ser feita uma pré-secagem à sombra, em local ventilado, e uma secagem complementar, em estufa. Não é necessária uma vigilância - como no caso das aromáticas, que não devem ser secas a mais de 38°C (35-38°C) -, mas a temperatura não deve passar de 50°C.
  4. Embalagem: nunca deve ser feita em vasilhas plásticas. De preferência, devem ser usadas caixas de papelão, sacos novos de algodão ou juta, de papel grosso, e mesmo caixas de madeira, desde que não-resinosas.
  5. Armazenagem: deve ser feita em local seco, com baixa umidade relativa do ar, livre de poeira, fungos, roedores e insetos. Todas as embalagens deverão estar etiquetadas com os nomes (popular e científico), data da colheita, lote e peso líquido.
Uso medicinal
Internamente, é usada como antiasmática, contraceptiva, em tumores estomacais e contra ressaca alcoólica. Externamente, como anti-séptica em feridas e úlceras. As mulheres paraguaias a utilizam como antifertilizante (SIMÕES et al., 1998).
Bernardi et al. (1959) declararam que suas folhas, além de falsificarem ou adulterarem a erva-mate, tinham aplicações na medicina doméstica como recuperador do fígado nas enfermidades causadas pelo alcoolismo.
Bernardi et al. (1959) relataram que muitos engenhos de Santa Maria, RS, em 1959, moíam as folhas de erva-mate e acrescentavam de 10 a 15% de M. ilicifolia, sendo a mistura muito apreciada e procurada para combater azia e gastralgia.
M. ilicifolia é usada como anti-séptico, tônico, analgésico, cicatrizante, diurético e contra úlceras gástricas (COIMBRA, 1958; AHMED et al. 1981; PIO CORREA, 1984 e CARLINI, 1988).
Outros usos
Como planta medicinal, ornamental, para falsificar a erva-mate (GONZALEZ, 1937; SCHULTZ, 1984) e como planta contraceptiva, por índias no Paraguai.
Bibliografia
  • AHMED, M. S. et. al. High-performance liquid chromatographic separation and quantitation of meytansinoids in Maytenus ilicifolia. Journal of Chromatography, Amsterdan, v. 213, n. 2, p. 340-344, 1981.
  • BERNARDI, H. H. et. al. Algumas pesquisas sobre a "espinheira-santa" ou "cancorosa" Maytenus ilicifolia M., usada como remédio popular no Rio Grande do Sul. Santa Maria: Faculdade de Farmácia e Medicina, 1959. 46 f. (Trabalho realizado no Centro de Pesquisas Bioquímicas das Faculdades de farmácia e de Medicina de Santa Maria).
  • CARLINI, E. L. A. Estudo de ação antiúlcera gástrica de plantas brasileiras: Maytenus ilicifolia (espinheira santa) e outras. Brasília: CEME/AFIP, 1988. 87 p.
  • COIMBRA, R. Notas de fitoterapia. Rio de janeiro, 1958.
  • GONZALES, M. ; LOMBARDO, A. ; VALLARINO, A. Plantas de la medicina vulgar del Uruguay. Montevideo: Talleres Graficos, 1937. 150 p.
  • JOLY, A. B. Botânica: introdução à taxonomia vegetal. 4. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1977.
  • LOURTEIG, A. Flora del Uruguay III - Mayacaceae, Zygophyllaceae, celastraceae, Lythraceae y Primulaceae. Montevideo: Museo Nacional de Historia Natural, 1963.
  • NOVARA, L. J. Flora del Valle de Lerma. Aportes Botanicos de Salta. Ser. Flora. Herbario MCNS, Salta, v. 2, n.10, ago. 1993.
  • PIO CORREA, M. Dicionário de plantas úteis do Brasil e das exóticas cultivadas. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, 1984. v. 6, 77 p.
  • SCHULTZ, A.R.H. Introdução à botânica sistemática. 4. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1984. 414p. il.
  • SIMÕES, C.M.O. et al. Plantas da medicina popular no Rio Grande do Sul. 3. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. 174 p. il.
Colaboração
Rosa Lúcia Dutra Ramos - Bióloga - FEPAGRO (Porto Alegre, RS)

  • Referência
    CASTRO, L. O.; RAMOS, R. L. D. Descrição botânica e cultivo de Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss. cancorosa ou espinheira-santa. Porto Alegre: FEPAGRO, 2002. 12p. (Circular Técnica, 19)

Veja também: Agrotecnologia para o cultivo da Espinheira Santa
(Nota do webmaster: o texto abaixo foi recebido sem data ou qualquer outra referência.)
Eficiência terapêutica comprovada pelo Ministério da Saúde. Seu uso terapêutico inclui os quadros de anorexia, úlceras pépticas, dispepsia, constipação intestinal, astenia e asma brônquica. No meio popular, apreciam-se suas propriedades contraceptiva, diurética, analgésica, anti-séptica, cicatrizante e reguladora das funções hepáticas.

Foi constatada atividade antibiótica e antineoplásica, não havendo comprovação das propriedades contraceptivas e abortiva. Em todo caso, seu uso durante a gravidez deve ser proscrito. É contra-indicada para lactantes, pois poderá reduzir a produção de leite.    

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook