Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: SABUGUEIRO

Nome popular SABUGUEIRO
Nome científico Sambucus nigra L.


Família Caprifoliáceas
Sinonímia popular Ébulo
Parte usada Folha, raíz, casca, baga
Propriedades terapêuticas Depurativo
Princípios ativos Glicósido samburigina-amigdalina, benzaldeído, ácido cianídrico, óleo essencial, éter
Indicações terapêuticas Provoca suor nas gripes, sarampo e varíola, elimina ácido,
Informações complementares Origem
É originário da Europa, Ásia e norte da África. É cultivada no estado do Rio Grande do Sul. Existe no Rio Grande do Sul uma espécie nativa de sabugueiro, muito semelhante ao sabugueiro europeu, Sambucus australis, também considerada medicinal, tendo as mesmas indicações.
Mudas ou sementes são encontradas em viveiros ou hortos de plantas.
Indicação
Provoca suor nas gripes, sarampo e varíola. Elimina ácido úrico, cálculos renais, toxinas em geral, depurador do sangue.
Tem efeitos diaforéticos, pois atua nos casos de febres de origem desconhecida fazendo com que seja abortada. Por exemplo: catapora e sarampo, doenças que custam a vir a infecção; a planta atua como que expulsasse a infecção do sangue para fora.
Fonte: Angelo Paes

Mais sobre sabugueiro...

Descrição
Pertence à família das Caprifoliáceas. Arbusto ou árvore pequena, de 3 a 6 metros de altura. Os frutos são bagas de cor negra, violeta, redondas, com duas sementes ovais. Se forem guardadas as flores estas devem ficar isoladas do ar devido o apodrecimento acelerado, pois absorvem umidade com facilidade.
Composição
Nas folhas (glicósido samburigina-amigdalina, benzaldeído e ácido cianídrico); as flores têm, além disso, pequenas quantidades de amigdalina, saponinas, um óleo essencial e éter. Na casca encontra-se uma resina de efeito drástico e nas bagas pretas tirosinas com abundância de vitamina A, D e C. São ricas em vitaminas B do que qualquer outra variedade. Além disso as bagas também contém ácidos málico tartárico, valeriânico, tânico, óleo essencial, simburigrina-amigdalina, solina, resinas, hidratos de carbono, glicose e um pouco de albumina.
Indicações
Fomentar a formação de urina, suor e leite (pelo óleo essencial). Para resfriamentos, rouquidão, tosse, espirros, catarros do peito e bronquial, dores dos molares, nevralgias, dores de ouvidos e de cabeça e inflamação da laringe e da garganta. Pelo elevado teor de vitamina B seu suco (das bagas) age com êxito contra as inflamações do sistema nervoso.
As bagas secas são excelentes contra a diarréia (mastigar dez bagas - frutos, 3 vezes por dia). Para efeito sudorífero usam-se as flores. Misturar uma metade de flor de tília e duas colherinhas de suco de limão, tudo sob infusão, desta forma o poder sudorífero (suar mais) aumenta. Para casos de gripe, pneumonias incipientes, bronquite, reumatismo articular febril, etc., tomar a infusão várias vezes por dia.
Uso e dosagem indicada
Cozinhar folhas, raízes e cascas frescas e verdes que se encontram debaixo da casca exterior, para atuar energicamente na expulsão de água e melhorar extraordinariamente a secreção de sucos gástricos. Devido às características depurativa do sangue, hematopoética, diurética e sudorífera, usam-se as bagas, tomando xarope para limpeza do sangue, o que também limpará todos os órgãos restantes.
Dose: uma xícara (com uma colher de sopa cheia de infusão) diariamente, no caso de catarro gástrico crônico, doenças de urina e hidropsia.
Contra-indicação
O abuso da casca, raízes e folhas em grandes quantidades provocam vômitos.
Fonte citada
  • A Cura e a Saúde Pelos Alimentos. Dr. Ernst Schneider. Casa Publicadora Brasileira, Santo André (SP), 1984, 507p.
  • Publicado originalmente no site Ervas e Dicas

Para mais fotos e informações sobre cultivo, outros usos (cosmético, culinário), curiosidades, lendas, mitos sobre sabugueiro consulte o site Cotianet Colaboração
Rosa Lúcia Dutra Ramos, Bióloga (Porto Alegre, RS)
Luis Carlos Leme Franco, Médico (Curitiba, PR)
Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook