Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: TANCHAGEM

Nome popular TANCHAGEM
Nome científico Plantago spp.
Fotos ampliadas 1 | 2
Parte usada Toda a planta
Propriedades terapêuticas Expectorante, antidiarréica, cicatrizante, adstringente, emoliente, depurativa, laxativa.
Indicações terapêuticas Inflamações bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias urinárias.
Informações complementares Dos três tipos de tanchagem: maior, média e menor, a descrição refere-se a tanchagem maior.

Origem
Proveniente da África, Ásia e Europa.
Descrição
A tanchagem tão bem se aclimatou no Brasil que se desenvolveu subespontaneamente nos terrenos próximos a habitações. Planta perene, pubescente ou quase sem pelos, que atinge ate 50 centímetros de altura. Suas folhas grandes, espessas, ovais, glabas em ambas as faces, com cinco a nove nervuras e pecíolos longos, dispõem-se em roseta junto ao solo.
As flores, branco-amareladas ou avermelhadas, reúnem-se em espigas cilíndricas e alongadas nas extremidades de hastes medindo ate 40 centímetros de comprimento. Produz cápsulas contendo de oito a 16 sementes pequenas e angulosas, muito apreciadas pelos pássaros.
As folhas da tanchagem são comestíveis e ligeiramente aromáticas. As sementes encerram 10% de um óleo denso, amarelo e de sabor agradável, lembrando o da nogueira, também utilizado na alimentação. Para uso terapêutico a planta deve ser coletada depois de bem desenvolvida, em meados do verão, seca a sombra e em local arejado.
Cultivo
Como cresce espontaneamente em toda parte, a tanchagem não costuma ser cultivada, propaga-se através de sementes e facilmente se auto-ressemeia.
Indicações
Expectorante, antidiarréico (folha), cicatrizante, adstringente, emoliente e depurativo. Usada no tratamento das inflamações bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias urinárias. As sementes são laxativas.
Propriedades medicinais
A tanchagem detém qualidades adstringentes, depurativas, cicatrizantes, expectorantes e hemostáticas, administrando-se, por via oral, nos casos de ardor do estômago, afecções respiratórias, diarréia, desinteira e inflamações crônicas dos rins.
Gagarejos: recomenda-se para afecções da boca e da garganta, gengivites e parotidite.
Preparo e dosagem indicada
Infusão: 1 xíc. de cafezinho de folhas frescas picadas em 1/2 litro de água, tomar 1 xíc. de chá a cada 6 horas para infecções bucofaringeanas e 1 xíc. a cada 8 horas para problemas gastrintestinais.
Gargarejo: acrescentar à infusão 1 colher de sopa de sal comum, gargarejar 3 vezes ao dia.
Infusão: utilizar 1 colher (sopa) de sementes em 1 copo de água fervente. Deixar uma noite em maceração. No dia seguinte, em jejum, tomar o copo (laxante suave).
Cataplasma: colocar as folhas frescas amassadas sobre feridas para favorecer a cicatrização.
Bibliografia
  • Ruth et all. PLANTAS QUE CURAM. Editora Três, Rio de Janeiro (RJ). Colaboração
    Martha Batista - Educadora, Terapêuta Naturalista (Anápolis, GO) - Julho de 2007 Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








    Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook