Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: URTIGA

Nome popular URTIGA
Nome científico Urtica dioica L.
Fotos ampliadas 1 | 2
Família Urticáceas
Sinonímia popular Urtigão, urtiga maior, queimadeira
Sinonímia científica U. Comunis
Parte usada Toda a planta
Propriedades terapêuticas Hemostática, diurética, depurativa
Princípios ativos Vitaminas, ferro, proteínas, acido salicílico e outros elementos.
Indicações terapêuticas Artrite, gota, furunculose, úlceras, sarampo, hemorróidas, resfriados, inflamações da garganta, auxilia no funcionamento do fígado, vesícula biliar e intestinos; quedas de cabelo e caspas.
Informações complementares Dos três tipos de urtiga, urtiga branca, urtiga maior e urtiga vermelha, nos referimos aqui a urtiga maior.
Origem
Vegeta em todo território nacional mas é oriunda da Europa.
Descrição
Planta perene, de meio a um metro de altura, tem raízes rasteiras e hastes fortes, simples, erguidas e de coloração verde-esvaecida.
Suas folhas são grandes oval-lanceoladas, serrilhadas, dotadas de duas estípulas e revestidas de pelos urticantes. Suas flores são em pequenos grupos de flores femininas e masculinas, esverdeadas ou amarelas segundo alguns autores.
As folhas e os brotos tenros de urtiga maior devem ser colhidos com muito cuidado para não provocarem queimaduras na pele, devem ser secos a sombra, podem ser conservados inteiros ou picados em vidros hermeticamente fechados.
Usa-se folhas e brotos depois de secas em refogados e cozidos conferindo sabor picante e salgado. As sementes são coletadas no outono e podem ser usadas em preparações medicinais ou para engordar o gado.
Cultivo
A urtiga maior vegeta espontaneamente em terrenos baldios, em solos com estrume e a beira de rios em zonas temperadas da América, Ásia, África, Europa e Austrália. Propaga-se por divisão.
Considerada erva-daninha por invadir com rapidez terrenos cultivados, sua presença atesta qualidade do solo, estimulando o crescimento de outras plantas.
Preparo e dosagem indicada
A urtiga maior é indicada em dietas que exigem redução de sal. Auxilia na prevenção de resfriados e inflamações da garganta, contribuindo ainda para o bom funcionamento do fígado, vesícula biliar e intestinos. Atua como hemostática, diurética e depurativa, razão pela qual é utilizada no tratamento da artrite, gota, furunculose, úlceras, sarampo, hemorróidas, asma, diarréias, coqueluche etc..
Externamente se utiliza nos casos de quedas de cabelo e caspas.
Artrite: faz-se a infusão por cinco minutos com 3 colherinhas de folhas secas em uma xícara de água fervente. Filtrar e adoçar com mel, tomar três xícaras por dia.
Depurativo: decocção em um litro e meio de água, ferver 50g de folhas e hastes de urtiga-maior até que o líquido se reduza a dois terços da quantidade inicial. Filtrar e guardar em garrafa, tomar três cálices por dia.
Bibliografia
Ruth et all. PLANTAS QUE CURAM. Editora Três, Rio de Janeiro (RJ).
Colaboração
Martha Batista de Lima - Professora, terapêuta naturalista (Anápolis, GO), outubro 2007

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook