Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: NOZ-MOSCADA

Nome popular NOZ-MOSCADA
Nome científico Myristica fragrans Houtt
Família Miristicácea
Parte usada Semente
Propriedades terapêuticas Analgésica, antiespasmódica, antiemética, afrodisíaca, carminativa, laxativa
Princípios ativos Borneol, geraniol, linalol, terpineol, copeno, eugenol, miristicina, elemicina, esclareol, pectina, niacina, safrol, canfeno, dipenteno, pineno, óleos fixos, lignanos.
Indicações terapêuticas Facilitadora do parto, revigora a mente, ajuda na recuperação dos sentidos após desmaios, tônica para os cabelos, regula menstruações escassas, alivia cólicas menstruais, dores musculares, reumatismos.
Informações complementares Descrição
A noz-moscada (Myristica fragrans Houtt) é uma Miristicácea útil na ginecologia para cólicas e para descer menstruações. É uma árvore tropical sempre verde (perene) robusta e de forte perfume.
A semente, que é a parte usada como medicamento, produz um óleo usado nas massagens e na aromatoterapia e a casca outro, o macis, não encontrado facilmente, mas muito útil. Era usada nos embalsamentos egípcios e na cura de problemas intestinais na Índia. Na Idade Média usavam-na para hemorróidas.
Tem borneol, geraniol, linalol, terpineol (são álcoois), copeno, eugenol, miristicina (antiinflamatória: Ozaki Y et al. ,1989), elemicina, esclareol, pectina, niacina, miristicina (2%), safrol (fenol), canfeno, dipenteno e 80% de pineno (terpenos), além de óleos fixos em cerca de 30 a 40% (miristicina ou ácido mirístico, ácidos oléico, palmítico, esteárico, láurico, ácido linolêico) e lignanos. Para avaliar a importância destes óleos graxos reporte-se à onagra.
Dosagem indicada
É analgésica (odontológica, inclusive), antiespasmódica, antiemética, afrodisíaca, carminativa, laxativa, estimulante, tônico estomacal e geral, emenagoga, antinevrálgica, anticolesterolemiante, cardio estimulante e facilitadora do parto. Revigora a mente e ajuda na recuperação dos sentidos após desmaios. É tônica para os cabelos. Alguém provou efeito antitumoral, antiespasmódica, antifúngica e diminuidora de enzimas hepáticas.
É tônico para o sistema reprodutor pois é estrogenomimético. Regula menstruações escassas e alivia cólicas menstruais. A miristicina é antidepressiva, por inibir a enzima monoaminoxidase (tem estrutura semelhante a aminas simpáticas), em ensaio de E. Truitt em 1962.
É muito útil como bálsamo para dores musculares e reumatismo.
Essência de noz moscada pode ser administrada em 2-3 gotas 2 a 3 vezes ao dia. Há cápsula de 50mg para ser tomada em 3 ao dia.
Toxicidade

Em caso de intoxicações por superdosagem de miristicina (mais que cinco gramos) há quadros convulsivos e sensação de irrealidade.
Colaboração
Dr. Luis Carlos Leme Franco (Curitiba, PR).
Referência
FRANCO, L.C.L.; LEITE, R. C. Fitoterapia para a mulher. Corpomente, Curitiba, 375p. 2004.
O livro, com 375 páginas, abrange assuntos como amamentação, miomas, leucorréia, esterilidade, distúrbios menstruais, climatério, frigidez, mostrando as plantas que atuam nestas patologias.
Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook