Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: NÓ-DE-CACHORRO

Nome popular NÓ-DE-CACHORRO
Nome científico Heteropterys aphrodisiaca O. Mach.
Fotos ampliadas 1 | 2
Família Malphiguiaceae
Sinonímia popular Ocinanta-sá-caá (Karajá), nó-de-porco (Borôro), guaco, jasmim-amarelo, quaro, resedá-amarelo, tintureiro, cordão-de-santo-antônio, cordão-de-são-francisco.
Propriedades terapêuticas Afrodisíaco, depurativa, tônica.
Princípios ativos Polifenóis, taninos condensados e hidrossolúveis, alcalóides, glicosídeos flavônicos, glicosídeos aromáticos simples, glicosídeos cardiotônicos e saponinas.
Indicações terapêuticas É usada para ácido úrico, fortalecimento dos ossos, debilidades nervosas, anti-desintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, fortalecimento muscular e eczemas na pele.
Informações complementares Ocorrência
Ocorre em cerrados em solos distróficos sob cerradão, borda de cerradão, capões e caronal, em solos não alagáveis e arenosos. É tolerante às queimadas e tem ocorrência aumentada com o desmatamento. Ocorrência nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Descrição
A planta apresenta crescimento arbustivo, com altura variando entre 0,5 a 2,0 m. As folhas possuem pecíolo canaliculado, grosso, com margem ciliada, ápice agudo, base arredondada, levemente contraída, provida de duas glândulas; margem inteira, com até 12 cm de comprimento e 6 cm de largura.
A inflorescência é racemosa, reúne flores perfeitas, amarelas, com cerca de 15 mm de diâmetro de corola. Apresentam antese diurna e vida útil aproximada de 6 horas. Oferecem como recurso aos visitantes (abelhas, formigas e pulgões) pólen e óleo acumulado em glândulas presentes no cálice.
Os frutos são do tipo esquizocarpos ou sâmaras (simples, seco, indeiscente, pluricarpelar; cada carpelo, na maturação, separa-se dos demais formando um fruto parcial, provido de uma ou mais alas), com uma única semente posicionada na porção distal. A espécie é mantida pela produção de sementes com origem sexuada, não existindo evidências de propagação vegetativa entre seus indivíduos.
Princípios ativos (continuação)
Estão presentes nas raízes polifenóis, taninos condensados e hidrossolúveis, alcalóides, glicosídeos flavônicos e glicosídeos aromáticos simples, glicosídeos cardiotônicos e saponinas.
A atuação do extrato das raizes de H. aphrodisíaca no sistema nervoso de roedores jovens e idosos foi constatada por Galvão (1997) e Galvão et al (2000). Palazzo (2000) verificou o efeito cicatrizante do extrato das raizes em ratos ulcerados e Santos e Carlini(2000) verificaram efeito afrodisíaco e melhoria na memória dos ratos idosos tratados com a dose de 50 mg/kg do extrato de raizes BST0298. 
Uso medicinal
É considerada uma planta com propriedades rejuvenescedoras. É famosa em Mato Grosso cachaça com raiz de nó-de-cachorro, tomada diariamente pelos pantaneiros. O vinho com as raízes de nó-de-cachorro é utilizado também pelas mulheres no período da menopausa.
Formas de preparo
As raízes são fixadas em aguardente (afrodisíaca) e vinho (depurativo do sangue). O chá é indicado para agravos como diabetes, diarréia, gripe, infecções: intestinal e renal.
O banho com folhas em decocção é para o fortalecimento muscular de crianças e idosos, aplicado nos membros inferiores, envolvendo-os com faixa durante a noite.
Dosagem indicada
Recomenda-se a dose de 1 cálice pequeno pela manhã tanto da cachaça como do vinho.
Outros usos
Tem potencial ornamental e é forrageira casual.
Citação bibliográfica
  1. ARRUDA, J. B. ; ALBUQUERQUE, M. C. F.; CAMARGO, I. P. Efeito de substratos sobre a germinação de sementes de nó - de - cachorro. Congresso Brasileiro de Olericultura, 40 v 18, Supl.; 891 – 892 2002
  2. GALVÃO, S. M. P. Estudo Farmacológico e Toxicológico de Heteropteris aphrodisiaca O. Machado, “nó-de-cachorro em roedores jovens e idosos. São Paulo (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal de São Paulo. São Paulo.1997.
  3. GALVAO, S.M; MARQUES, L.C; OLIVEIRA, M.G; CARLINI, E.A. Heteropterys aphrodisiaca (extract BST0298): a Brazilian plant that improves memory in aged rats. Journal of Ethnopharmacology. Mar;79(3):305-11 .2002
  4. PALAZZO, F.; PEREIRA, L.C.M.S.; MELLO, E.V.S.L. & MELLO, J.C.P. Cicatrização de feridas cutâneas com aplicação de pomada de Heteropteris aphrodisiaca O. Mach. In: Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil., 16, Recife. 2000. Programa e Resumos... Recife, p.183. 2000.
  5. POTT A. ; POTT ,V. J. Plantas do Pantanal. Corumbá: EMBRAPA, Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal, 1994.320p
  6. SANTOS, R. e CARLINI, E. A. Efeitos da Heteropteris aphrodisiaca sobre o comportamento sexual de ratos. In: Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil., 16, Recife. Programa e Resumos. Recife, p. 260. 2000.
Colaboração
Profa. Maria de Fátima Barbosa Coelho, Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (MT), setembro 2005.

Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook