Mundodosnaturais.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: ERVA-DE-SANTA-MARIA

Nome popular ERVA-DE-SANTA-MARIA
Nome científico Chenepodium ambrosiodes L.
Fotos ampliadas 1
Parte usada Folha, flor
Propriedades terapêuticas Estomáquico, diurético, vermífugo, sudorífico, cicatrizante, tônico, digestivo, hipossecretor gástrico
Indicações terapêuticas Angina, infecção pulmonar, contusão, ressaca alcoólica, afecção do fígado
Informações complementares Preparo e dosagem:
Infusão - 1 xíc. de cafezinho de planta fresca com sementes em 1/2 litro de água, tomar 1 xíc. de chá de 6 em 6 horas (vermífugo, estomáquico).
Sumo - 2 a 4 colheres de sopa do sumo das folhas para 1 xíc. de chá de leite, uma vez ao dia; crianças maiores de 2 anos devem tomar a metade da dose (peitoral).
Sumo - 1 copo da planta picada com sementes para 2 copos de leite, bater no liquidificador, tomar 1 copo de suco 1 vez ao dia por 3 dias seguidos (vermífugo).
Cataplasma - colocar 1 xíc. de cafezinho de vinagre, 1 colher de sopa de sal, amassar a planta na mistura até obter uma papa, colocar sobre o local afetado e enfaixar (contusões).
Geléia - pegar 4 bananas nanicas maduras com casca, picar 1 copo de folhas de erva-de-santa-maria com sementes, meio copo de hortelã, 1 copo e meio de açúcar. Triturar bem as plantas em um pilão, pode-se adicionar um pouco de água, em seguida juntar a banana e o açúcar, amassar bem. Levar ao fogo até dar o ponto de geléia, o que ocorre em poucos minutos. Dar 1 colher de chá duas vezes por dia, pura ou passar na bolacha, pão, etc. (vermífugo).
Outros usos: elimina e repele pulgas e percevejos - colocar os ramos debaixo dos colchões e varrer a casa utilizando-os como vassoura.
Toxicologia: deve ser administrada com cautela. É contra-indicado para gestantes e para crianças menores de 2 anos de idade. Usar sob orientação de profissional da área.
Indicações: tônico, digestivo, hipossecretor gástrico (para azia e dispepsia), carminativo, para afecções do fígado e para ressaca alcoólica.

Preparo e dosagem:
Sumo - amassar duas folhas em 1 copo e completar com água, tomar 2 a 3 vezes ao dia.
Tintura - 20 g de planta fresca em 100 ml de álcool, tomar 20 a 40 gotas no momento do incômodo, ou até 3 vezes ao dia.
Toxicologia: em doses elevadas pode causar irritação gástrica.

Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook