Mundodosnaturais.com

domingo, 15 de maio de 2011

Como fazer extrato de própolis em casa


PRÓPOLIS EM SOLUÇÃO ALCOÓLICA PARA APROXIMADAMENTE 800ML DE EXTRATO DE PRÓPOLIS
Concentração do extrato: 15%.
Para preparar o extrato da própolis em solução alcoólica, não pode ser utilizada água ardente e nem álcool de farmácia.
Ingredientes:
1 litro de álcool de cereais de milho, sorgo ou arroz uso humano. Estes tipos de álcool encontram-se a venda em casas especializadas em produtos naturais.
150 gramas da própolis inatura por litro de álcool de cereais. Dê preferência a própolis verde.
A própolis deve ser obtida de apicultores com bastante experiência na apicultura ou adquirida de revendedores de produtos apícolas da sua maior confiança.
Modo do preparo do extrato da própolis:
Pegue um litro de álcool de cereais e condicione em um frasco de vidro, tipo garrafão de vinho ou água ardente para 2, 3 ou 5 litros.
Como tampa do garrafão utilize uma rolha comum.
No centro da rolha faça um furo com arame quente, permitindo assim que a pressão do álcool quando fermentado, possa sair do garrafão.
Para esterilizar o garrafão, use água quente da primeira fervura. Coloque a água quente dentro do garrafão e agite bem, cubra com um pano limpo e deixe esfriar. Esterilize também a rolha com água quente.
Feito isto, prepare a própolis na quantidade indicada acima.
Pegue a própolis, sendo ela raspada da caixa da abelha ou raspada dos caixilhos, coloque a própolis em um saco de papel marrom. Após coloque em um frízer e deixe-a congelar por aproximadamente 72 horas.
Este congelamento exterminará, se houver na própolis, qualquer larva ou ovo de moscas, borboletas ou traças.
Feito isto, pegue a própolis caso ela esteja em algum pedaço que não passe no gargalo do garrafão, quebre-a ainda congelada.
Após isto, coloque no garrafão a própolis para será transformada em extrato da própolis.
Despeje o álcool de cereais dentro do garrafão, tape com a rolha já preparada com o furo no centro da mesma, pegue um pouco de cera da abelha e aqueça em banho-maria. Quando a cera tornar-se líquida, com uma colher pegue a cera líquida e coloque sobre a rolha.
Após estes procedimentos, pegue o garrafão e agite-o sem parar no mínimo por um minuto. Repita esta operação a cada três horas durante o dia.
Deixe a própolis curtindo por no mínimo trinta a sessenta dias. Sempre agitando o liquido do garrafão até o fim do período de trinta ou sessenta dias.
Ao fim deste período, você perceberá que a própolis num tom escuro ou verde, transformou-se em um pó esbranquiçado ou amarelinho.
Após os trinta ou sessenta dias, quando perceber que toda a própolis se transformou num pó, pegue um filtro plástico, tipo coador de café, pegue um ou dois filtro de papel usado para passar café, coloque-o um sobre o outro no filtro de plástico, dentro dele coloque o filtro de papel. Após, com um saca rolha abra o garrafão. Uma vez aberto o garrafão agite-o e comece a filtragem da própolis.
Filtre-a para dentro de uma vasília de vidro ou de aço inox. Uma vez filtrado todo o litro de cereais e a própolis, você deverá obter cerca de aproximadamente 800ml de extrato.
Pegue um frasco de 30 ou 100ml e encha com o extrato da própolis.
Modo de usar o extrato da própolis em solução alcoólica:
  Para crianças: três a cinco gotas três vezes ao dia.
Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
Para adultos: vinte a trinta gotas duas a três vezes ao dia.
Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
Para amenizar o sabor, na colher com água adicione 20 gotas de suco de laranja do céu.
Em cortes, após lavar o ferimento com bastante água, pegue um algodão umedeça no extrato e passe no ferimento. Vai arder um pouco. Repita duas ou mais vezes ao dia, tapando o ferimento com gases.
A própolis em solução alcoólica é recomendável para gripe, sinusite, artrite, tendinite, dores de garganta, aftas e outra doenças do corpo humano.
Sempre que retirar do garrafão, volte a tapar o mesmo com a rolha antes usada.
O prazo de validade do extrato da própolis é de um ano.
Obs.: na universidade que fui pesquisador nas áreas humana e veterinária, lá tratei de aproximadamente quatro a seis mil pessoas com doenças, até câncer. Como a produção era alta, foi projetado e construído um macerador da própolis, que fazia o agitamento da própolis juntamente com o álcool de cereais de quinze em quinze minutos durante quinze dias.
 Fonte: http://www.revistatvs.com.br/caseiro.htm

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook