Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: ORA-PRO-NOBIS

Nome popular ORA-PRO-NOBIS
Nome científico Pereskia aculeata Mill
Fotos ampliadas 1 2 3 4 5 6 7 8
Família Cactácea
Parte usada Folhas
Princípios ativos Proteínas, vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro.
Informações complementares (OBS - O material recebido de nosso amigo Sr. Olete Maia é muito extenso e será publicado por partes.)
Outra espécie também conhecida como ora-pro-nobis: Pereskia grandifolia Haworth
Origem
Nativa da região que vem desde a Flórida até o Brasil.
Nomes em outros países

  • Ramo de novia (Cuba)

  • Guamacho (Venezuela)

  • Ora-pro-nobis (Brasil)

  • Bugambillia blanca (Chiapas México) Descrição
    Trata-se de uma trepadeira que apresenta folhas suculentas e comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. Por apresentar ramos repletos de espinhos e crescimento vigoroso, a planta pode ser usada com sucesso como uma cerca-viva intransponível.
    Do ponto de vista ornamental, o "ora-pro-nobis" apresenta uma florada generosa que ocorre entre os meses de janeiro a abril, produzindo um espetáculo surpreendente. A floração, embora exuberante, é efêmera, pois dura apenas um dia. Uma outra característica interessante é que suas flores são muito perfumadas e melíferas, tornando o seu cultivo indicado também aos apicultores.
    Após a floração, o "ora-pro-nobis" produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e redondas, entre os meses de junho e julho. E aí vem um ponto importante a ser observado: nem todas as variedades desta planta são comestíveis; apenas a que tem flores brancas, com miolo alaranjado e folhas pequenas.
    As folhas do ora-pro-nobis, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma planta que merece atenção especial por seu alto valor nutritivo e facilidade de cultivo, inclusive doméstico.
    Por apresentarem fácil digestão, as folhas da planta podem ser usadas de diversas formas. Uma boa alternativa é triturá-las com água no liquidificador e juntar à massa do pão, acrescentando ao alimento mais nutrientes e uma atraente cor verde. O mesmo pode ser feito com a massa de macarrão. As folhas podem também enriquecer saladas, refogados, sopas, omeletes, tortas ou mesmo dar mais riqueza ao nosso velho arroz-com-feijão.
    O cultivo mecanizado e o processamento industrial do ora-pro-nobis poderiam representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade. No entanto, essa planta é pouco conhecida. Ela poderia integrar planos de governo na recuperação de áreas degradadas e no combate à fome, mas os políticos são cegos para o que o povo precisa. Assim, enquanto o ora-pro-nobis não desperta interesse no plano governamental, o cultivo doméstico pode representar o primeiro passo para a abertura de uma nova alternativa para as regiões áridas.
    Os estudos para o desenvolvimento genético dessa planta poderiam trazer grandes benefícios, mas enquanto isso não acontece, o ora-pro-nobis pode ser cultivado em jardins e quintais, onde suas propriedades nutricionais e ornamentais têm a oportunidade de ser exploradas.
    Uso culinário - Pão verde
    Ingredientes
    • 50g de fermento para pão em tablete
    • ½ copo de água morna
    • ½ copo de água fria
    • 2 colheres (sopa) de margarina
    • 2 ovos inteiros
    • 1 colher (sopa) rasa de açúcar
    • 1 colher (sobremesa) de sal
    • 500g de farinha de trigo (pode ir um pouco mais ou menos, dependendo do ponto da massa)
    • 100g de folhas de ora-pro-nobis
    Modo de fazer
    Dissolver o fermento juntamente com açúcar na água morna. Misturar em seguida os ovos, a margarina e o sal. Reserve. Colocar as folhas de ora-pro-nobis no liquidificador e bater com a água fria. Juntar aos ingredientes reservados, adicionando a farinha até que a massa comece a soltar das mãos. Sovar bem e deixar descansar até que dobre de volume. Dividir a massa em dois pães e colocar novamente para crescer. Levar para assar em forno já aquecido.
    Colaboração
    Artigo publicado em 04/05/2002 - Globo Minas, autoria de Rogélio Dosouto (enviado por Olete Maia) Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








    Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook