Mundodosnaturais.com

domingo, 8 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: CAMU-CAMU

Nome popular CAMU-CAMU
Nome científico Myrciaria dubia (H.B.K.) Mc Vough
Fotos ampliadas 1 | 2
Família Myrtaceae
Parte usada Fruto
Princípios ativos Proteínas, fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), vitaminas, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C (ácido ascórbico).
Indicações terapêuticas Fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema cardíaco, prostatite, auxilia no tratamento de câncer de mama.
Informações complementares Origem
Amazonia (Brasil).
Descrição
É uma frutinha nativa das várzeas da Amazônia semelhante a jabuticaba, porém suas sementes são bem pequenas e com uma concentração de vitamina C (de 2870 a 6.100mg), superior 120 vezes mais que a laranja (41,0 mg de vitamina C), 60 vezes mais que o limão(100mg) e muitas vezes superior a acerola(1.790 mg de vitamina C).
É uma pequena árvore que frutifica entre os meses de novembro a março. A floração ocorre durante praticamente o ano inteiro, sendo que os menores índices de produção ocorrem entre os meses de abril a julho.
Os frutos são globosos, com 10 a 32mm de diâmetro, de coloração vermelho-escura passando ao roxo-escuro ao final da maturação, possuindo uma polpa ácida com 2 a 3 pequenas sementes por fruto.
Desde 1980 o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) vem estudando o camu-camu nos aspectos agronômico, biológico e tecnológico dos frutos. Estes estudos já apresentam resultados concretos para orientar a agroindústria.
Constam da lista das futuras matérias-primas das indústrias de medicamentos, cosméticos, alimentos e bebidas. Empresas do Brasil, Estados Unidos, Japão e Comunidade Européia querem comprar grandes quantidades de camu-camu, segundo o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Kaoru Yuyama, que há dez anos investiga as possibilidades econômicas de plantio.
Pesquisas recentes verificaram que o alto teor de ácido ascórbico do camu-camu é um poderoso antioxidante na eliminação de radicais livres, proporcionando retardamento no envelhecimento.
Pesquisas realizadas por médicos norte-americanos constataram que a ingestão diária de 1 grama de camu-camu liofilizado em pó e em jejum, em até 2 horas, elimina os sintomas de ansiedade, alterações de humor e depressão.
Uso medicinal e nutracêutico
O uso diário de camu-camu:
  1. Fortalece o sistema imunológico;
  2. Promove a vitalidade das pessoas com deficiências orgânicas;
  3. Fortalece o sistema nervoso, aumentando no homem a potência sexual;
  4. Apóia a formação de células brancas do sangue, combatendo algumas espécies de câncer;
  5. Promove a eliminação de toxinas do corpo e em especial do fígado;
  6. Estimula o sistema cardíaco, circulatório;
  7. Evita o stress que pode levar a depressão;
  8. Auxilia no tratamento de câncer de mama;
  9. Aumenta a resistência, combatendo a gripe e pneumonia inclusive em crianças e pessoas de terceira idade.
  10. Auxilia no tratamento de prostatite e câncer de próstata.
A Estação Experimental Santa Luzia iniciou experiências de adaptação e cultivo do camu-camu no Estado de São Paulo em 2001, obtendo até o presente momento ótimos resultados. Em São Paulo a frutinha encontra-se no CEASA.
Existe em frasco com 100 cápsulas, devendo-se tomar 2 cápsulas ao dia, uma de manhã e outra a tarde, já que a vitamina C permanece no organismo por 6 horas e depois é eliminada. Cada cápsula contem 500mg de vitamina C equivalente a de doze laranjas médias.
Estudos científicos recentes revelam que a quantidade de vitamina C para cada pessoa deve ser em torno de 500mg diária.
Modo de preparar o suco
50g de polpa em um litro de água. Bater no liquidificador e adoçar a gosto. Fica de uma cor rosada e é de um sabor inigualável com outras frutas.
Colaboração
Lelington Lobo Franco, escritor, pesquisador, químico-fitologista (Curitiba, PR). Maio de 2007.
Mais ... Fáceis de preparar, sucos complementam alimentação

Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook