Mundodosnaturais.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

CÂNFORA _ Como fazer vinagre canforado

Nome popular CÂNFORA
Nome científico Cinnamomun comphora (L.) J. Presl
Fotos ampliadas 1 | 2
Família Lauráceas
Sinonímia popular Canforeiro, alcanforeira
Sinonímia científica Laurus camphora L.
Parte usada Folhas
Propriedades terapêuticas anti-séptica, estimulante, excitante, anti-reumática,parasiticida, anti-nevrálgica, revulsiva, anestésico local, anti-térmica, anti-diarréica,anti-helmíntica, moderadora das secreções sudoral e láctea.
Princípios ativos Terpenos (alfa-pineno, nopineno, canfeno, dipenteno, cariofileno, cadineno, bisaboleno, canfazuleno, etc.), álcoois (borneol, linalol, alfa-terpinol, etc.), cetonas (cânfora,piperitona), óxidos (cineol, etc.)
Indicações terapêuticas Contusões, dores musculares, reumatismo, frieira,
Informações complementares Outros nomes populares
Erva-cavaleira, rabugem-de-cachorro, alcanforero
Nome em outros idiomas
  • Espanhol: canforeto
  • Francês: champhre
  • Inglês: camphor tree
  • Italiano: cânfora
Origem Ásia Oriental, particularmente da ilha de Formosa, Japão e China Meridional.
Outros princípios ativos
Compostos da série aromática (p-cimeno, eugenol, safrol, etc.), aldeídos, ácidos da série gorda.
Uso medicinal
Utilizada na terapêutica, a cânfora vem sendo substituída por outras substâncias, algumas de constituição química análoga.
Da madeira triturada dos troncos e submetida a manufaturações oportunas, extrai-se o produto conhecido pelo nome de cânfora, cujas qualidades anti-sépticas, estimulantes, excitantes lhes são atribuídas.
Externamente é utilizado por suas propriedades revulsivas, a que se associa a uma ação anestésica local, em fricções, geralmente sob a forma de soluções alcólicas. Suas ações também são parasiticidas.
Tem aplicações também nas hemorragias uterinas e como vermífugo.
Internamente, administra-se por via hipordérmica em soluções oleosas. Atua sobre o sistema nervoso central, produz ação benéfica sobre o centro respiratório bulbar, com o aumento da amplitude dos movimentos respiratórios sem acelerar o ritmo, mas a sua ação mais notável é sobre o coração. É um cardiocinético, pois estimula o músculo cardíaco e reforça a sístole, regulariza as pulsações e a pressão sanguínea.
O óleo canforado, embora seja um cardiotônico eficiente, sua administração deve ficar a cargo do médico. Devido porém à sua insolubilidade na água (o que reduz uma ação lenta e a impossibilidade de administrar por via endovenosa), foi substituída por sucedâneos hidrossolúveis.
Como sedativo, recomenda-se nas doenças nervosas, hipocondria, histerismo, convulsões, epilepsia, melancolia, nevralgias, reumatismo.
Dosagem indicada
Contusões, dores musculares e reumatismo
Vinagre aromático para fricções e massagens: macerar em uma garrafa, por 10 dias, 400g de vinagre puríssimo de vinho, 50g de álcool a 90º, 50g no total das seguintes ervas frescas: sumidades floridas de alfazema, folhas de laranjeira, folhas de alecrim, folhas de hortelã, folhas de sálvia.
Antes de colocá-los nos líquidos indicados, esmagá-las um pouco, a fim de facilitar a saída dos humores. Tapar bem a garrafa, conservando-a em local fresco. Após os dez dias prescritos, dissolver 4gr de cânfora em 10gr de ácido acético, colocando este líquido na garrafa com todos os outros ingredientes.
Filtrar o líquido após algumas horas e vertê-lo em uma garrafa com tampa esmerilhada. Este vinagre aromático é prodigioso para todas as dores causadas por traumas ou dores reumáticas.
Aguardente canforada: misturar 300gr de aguardente a 60º, ou de álcool na mesma graduação e 5gr. de cânfora triturada. Conservar o líquido em uma garrafa bem tapada e empregá-lo para friccionar os músculos doloridos.
Frieiras
Locão: em uma garrafa de boca larga, colocar 200g de óleo de rícino desodorizado, aquecendo o recipiente em banho-maria. Enquanto a água se aquece (não deve nunca ferver), colocar na garrafa 10gr de essência de bergamota e 5 gr de cânfora. Deixar tudo em banho-maria por cerca de uma hora, depois afastar a panela do fogo. Quando o líquido estiver frio, tapar a garrafa herméticamente. Com esta loção fazer massagens três a quatro vezes ao dia sobre a região atingida pela frieira. Para prevenir é suficiente fazer uma única fricção ao dia.
Outros usos
Para flores e plantas
Quando uma planta sofreu a ação do vento ou a ausência de água, tomará rapidamente força e vigor se for regada com água canforada. A proporção é de uma colherinha de cânfora em pó em uma garrafa de água.
Traças
Contra as traças não há nem um produto igual à cânfora, cujo odor é particularmente desagradável a estes insetos. Espalhar alguns cubinhos pelos armários e gavetas, as roupas estarão assim seguras.
Desinfetante para empregos caseiros (Vinagre dos quatros ladrões de Marselha)
  • 20gr de sumidades floridas de alguma destas plantas: losna, alecrim, sálvia, hortelã, arruda ou flores de alfazema
  • 30gr de cada um destes aromáticos: casca de canela, ácoro, noz-moscada, cravo e alho.
  • 5gr de cânfora
  • 1250gr de puríssimo vinagre de vinho branco.
Os ingredientes devem ser deixados em maceração no vinagre, por dez dias. Filtrar o líquido e conservá-lo em um vidro com tampa esmerilhada. Serve para limpar as feridas e desinfetar as mãos que tenham tocado qualquer coisa infectada. Muitas são as aplicações da cânfora, particularmente na produção de celulóide, matéria-prima doutras indústrias importantes: fabrico de pólvoras, plásticos, tintas.

A canforeira é extremamente decorativa, indicada para ornamentação de vias públicas e também para quebra-ventos.
Curiosidades
Vinagre dos quatro ladrões de Marselha
Conta a lenda que por volta de 1300, enquanto se alastrava uma peste terrível, quatro bandidos marselheses executavam assaltos nos locais infestados pela peste, saqueando casas e o comércio. Era porém um mistério o fato de passarem incólumes pelos locais infestados, sem adquirirem o terrível mal. Dizem que o segredo era uma mistura milagrosa que preparavam antes de iniciarem as suas incursões, com a qual enxaguavam a boca e limpavam as mãos. A sua receita chegou até nós. Trata-se de um excelente desinfetante, que todos fariam bem em ter esta receita em casa.
Um pouco de história
O Japão depois de ocupar a ilha de Formosa (Taiwan) organizou o próprio monopólio da produção e comércio da cânfora natural e sua essência, que perdurou até à perda do seu domínio em 1944; entretanto estabeleceu a cultura na própria pátria.
Concorrências surgiram para combater este monopólio, com plantações de canforeiro em outros países (Java, Estados Malaios, Austrália, Flórida, Brasil, Argélia, etc.), porém a organização japonesa inutilizou estas tentativas.
As circunstâncias modificaram-se depois da II Grande Guerra, em resultado do desenvolvimento da indústria da síntese química da cânfora, em particular nos EUA.
Bibliografia
  • Balmé, François. Plantas Medicinais. Hemus Editora Limitada. São Paulo.
  • Chiej, Roberto. The Macdonald Encyclopedia of Medicinal Plants. Macdonald & CO Ltd. London.
  • Costa, Aloísio Fernandes. Farmacognosia - vol.II. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
  • Graf, Alfred Byrd. Tropica - color cyclopedia of exotic plants and trees. 4º edição. Roehrs Company. N. J. USA.
  • Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook