Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS CAPUCHINHA

Nome popular CAPUCHINHA
Nome científico Tropaeolum majus L.
Fotos ampliadas 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6
Família Tropaeoláceas
Sinonímia popular Chagas, mastruço, capuchinho
Sinonímia científica Cardamindum majus Moench.
Parte usada Folha, botão floral e flor.
Propriedades terapêuticas Expectorante, desinfetante, nutricional, aperiente, digestivo, antiescorbútico, anti-séptica, fortificante dos cabelos, tônica do sangue, diurética, depurativa.
Princípios ativos Mirosina (fermento), açúcares (glicose e frutose), óleo gordo (20% nas sementes), albuminas, óleo essencial, substâncias antibióticas, glicosídeo (glucotrapaeoline) (1,5% nas sementes), isotiocianato (ou óleo mostarda), pigmentos, resinas, pectinas
Indicações terapêuticas Depressão nervosa, estafa, limpeza de pele e olhos, desinfetar e cicatrizar feridas, tratamento de afecções cutâneas, enfizema pulmonar, desinfetante das vias urinárias, fortalecer o couro cabeludo,
Informações complementares Outros nomes populares
Capuchinha-grande, mastruço-do-peru, flor de sangue, agrião-do-méxico, chaguinha, nastúrcio, flor-de-chagas, capucine, cinco-chagas, agrião-da-india.
Nome em outros idiomas
  • Alemão: Kapuzinerkresse, Gelbes Vögerl, Kapuzinerli, salatblume
  • Espanhol: mastuerzo de Índias, capuchina
  • Francês: capucine
  • Inglês: indian cress, nasturtium
  • Italiano: cappucina
Origem
Peru e México. Foi levada à Europa pelos descobridores. Outros princípios ativos
Vitamina C (folhas e flores), sais minerais, ácido oxálico.
Uso medicinal
Comestível com sabor picante e fresco, semelhante ao agrião, podendo suas folhas e flores serem consumidas em forma de saladas revitalizantes na primavera (em caso de avitaminoses).
Seu sabor picante e ação antibiótica é devido aos compostos similares ao óleo de mostarda, a glucotrapaeolina, que com a presença da enzima específica (mirosina) libera glicose e isotiocianato de benzila.
A presença do composto sulfurado explica o sabor picante do enxofre, e a ação antibiótica e antifúngica. O uso das folhas e flores abre o apetite e favorece a digestão, além de ter propriedades antiescorbúticas. Também reputa-se ação depurativa.
Com propriedades anti-sépticas e tônicas do sangue e dos órgão digestivos, a capuchinha pode ser utilizada nas depressões nervosas e estafas.
Pode também se utilizada na limpeza de pele e dos olhos, e seus frutos quando secos e reduzidos a pó constituem um bom purgante. Produz ótimos resultados no tratamento de escrofuloses, eczemas, psoríases e outras afecções cutâneas.
Muito utilizado desde tempos remotos para desinfetar e cicatrizar feridas.
A semente é um antibiótico vegetal, ativo contra os microorganismos dos gêneros estafilococo, proteus, estreptococo e salmonela.
As substâncias contidas nas sementes são intensamente eliminadas pela urina e parcialmente pelos pulmões; são usadas portanto, pelo seu efeito desinfetante em caso de infecções agudas das vias urinárias ou dos brônquios, geralmente sob a forma de comprimidos.
O teor significativo da vitamina C e a presença do óleo de mostarda fazem aumentar naturalmente as defesas do organismo.
O suco fresco das plantas tem os mesmos efeitos: a dose é de 30 a 50g ao dia.
As flores e folhas também possuem este antibiótico natural que não interfere na flora intestinal, sendo efetiva mesmo contra os microorganismo que já adquiriram resistência à antibióticos comuns.
Seu suco tem notável efeito quando bebido com leite para casos de enfizema pulmonar. Tem também a reputação de promover produção de células vermelhas na medula óssea.

Dosagem indicada
Afecções pulmonares, expectorante
Em um pilão, coloque 2 colheres (sopa) de folhas frescas. Amasse bem e em seguida adicione 1 xícara (chá) de leite quente. Coe em uma peneira. Tome 1 xícara (chá), 2 vezes ao dia, podendo ser adoçado com mel.
Diurético, desinfetante das vias urinárias
Em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sopa) de folhas frescas ou secas picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 2 vezes ao dia. Recomenda-se não tomar este infuso após as 17:00h.
Alimento nutritivo
Em um recipiente, coloque 1 punhado de folhas e flores frescas picadas, 1 cebola média picada, 1 maçã picada e 1 xícara (chá) de trigo para quibe já preparado. Tempere com sal e limão. Deve ser consumida antes das principais refeições.
Fortalecer o couro cabeludo, cabelos fortes e brilhantes, crescimento de cabelos, prevenção da queda de cabelos
Em um pilão coloque 2 colheres (sopa) de folhas frescas de capuchinha e 2 colheres (sopa) de folhas frescas de bardana. Amasse bem e acrescente 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Deixe em maceração por 5 dias. Coe em um pano, espremendo bem. Aplique a loção no couro cabeludo, fazendo uma ligeira fricção. Espere 5 minutos e enxágue com água morna. Repita 1 vez por semana.
Efeito colateral
No caso de consumir em grandes quantidades, pode have irritação do estômago, intestino ou rins. Para fórmulas preparadas com doses estabelecidas, não há com que se preocupar.
   Uso culinário
As flores e folhas podem ser empregadas em saladas. NoO vinagrete, os brotos de flores podem ser utilizados em substituição às alcaparras. Também torna-se um alimento delicioso, consumido em forma de patê preparado com ricota.
Qualquer de suas partes pode ser batida com manteiga amornada, para então oferecer à manteiga um sabor especial. Consumida no pão ou torrada, fica sendo uma ótima sugestão.
Outros usos
Veterinária: dar às galinhas em forma de alimento para prevenir e curar pox vírus.
Curiosidades
Os indígenas das montanhas peruanas há séculos já conheciam e utilizavam as propriedades medicinais desta planta.
Nas antigas embarcações, as tripulações eram frequente e rudemente atacadas pelo escorbuto. A bordo dos navios à vela, jamais faltavam os brotos e os frutos da capuchinha, como medicamento útil contra a grave enfermidade.
Nos tempos remotos, a planta era utilizada para tingir de amarelo os tecidos de lã.
Bibliografia
  • Balmé, François. Plantas Medicinais. Hemus Editora Limitada. São Paulo.
  • Bocksch, Manfred. Heilplanzen. Kennzeichen, Heilwirkung, Anwendung. Büchergilde Gutenberg. München.
  • Chiej, Roberto. The Macdonald Encyclopedia of Medicinal Plants. Macdonald & CO Ltd. London.
  • Corrêa, M. Pio 1926. Dicionário das Plantas Úteis no Brasil e das Exóticas Cultivadas - vol. 01. Ministério da Agricultura, Rio de Janeiro.
  • Grau / Jung / Münker. Plantas Medicinales, bayas, verduras silvestres. Blume Naturaleza. Naturart. Barcelona
  • Keville, Kathy. The Illustrated Herb Encyclopedia. A complete culinary, cosmetic, medicinal and ornamental guide to herbs. Mallard Press, NY.
  • Lorenzi, Harri & F. J. Abreu Matos. Plantas Medicinais no Brasil - Nativas e Exóticas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora LTDA. Nova Odessa, SP.
  • Pahlow, Mannfried. Das Grosse Buch der Heilplanzen. Gesund durch die Heilkräfte der Natur. Gräfe und Unzer. München.
  • Panizza, Sylvio. Plantas que Curam - cheiro de mato. 4º edição. Editora Ibrasa. SP.
  • Simonetti, Gualtiero. Simon & Schuster´s Guide to Herbs and Spices. Arnoldo Mondadori Editore S.p.A., Milan.
  • Thomson, William A.R. Guia Práctica Ilustrada de Las Plantas Medicinales. Editorial Blume. Barcelona.
  • Volák, Jan & Jirí Stodola. Plantas Medicinais. Editorial Inquérito, Portugal.

Mais sobre capuchinha...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook