Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: CARAMBOLA

Nome popular CARAMBOLA
Nome científico Averrhoa carambola
Fotos ampliadas 1
Família Oxalidaceae
Parte usada Suco
Propriedades terapêuticas Hemostática, anti-séptica, tonificantes, adstringente.
Princípios ativos Vitaminas A, complexo B e vitamina C, minerais, taninos e ácido oxálico.
Indicações terapêuticas Osteoporose, hipertensão, menopausa, cansaço mental, anemia.
Informações complementares Nome em outros idiomas



  • Inglês: star fruit





  • Na Índia é conhecida pelo nome sânscrito de Kurmurunga Origem
    Ásia tropical.
    Descrição
    Sem sombra de dúvidas, a carambola é uma fruta diferente das outras cuja beleza encanta as pessoas que a colhem, pois tem uma forma delicada com 5 gomos compridos de coloração que passa de verde quase translúcido, até um amarelo gema brilhante.
    Quando cortada ao meio, em sentido transversal, apresenta o aspecto de estrela, com 5 pontas perfeitas. Quando verde, o fruto e adstringente e amarra a boca. Quando maduro, é adocicado, mas bem ácido.
    As suas pequenas e exuberantes flores apresentam pétalas em número de 4 a 5, de coloração violeta, bordadas de branco nas laterais, que antes da frutificação, cobrem toda a árvore, exalando um perfume exótico.
    Suas folhas são verdes brilhantes, muito sensíveis, bastando tocar levemente uma delas para que se fechem uma a uma. As crianças se divertem tocando-as e fazendo-as fechar. À noite, sem que ninguém as toque, elas se fecham como se dissessem: "estou com sono, chegou a hora de dormir”. Talvez essa característica seja para se proteger de agressões externas.
    Propriedades terapêuticas
    Por séculos, foi considerada árvore ornamental, chegando até 7m de altura. É nativa da Ásia tropical, talvez da Índia e mesmo da China, países onde a população não se atrevia a comer esta fruta exótica.
    Somente em 1818 foi introduzida no Brasil pelo agrônomo francês Paul Germain, que a levou ao Nordeste, mais especificamente Pernambuco. Dizem que foi lá que o povo começou a comê-la, considerando-a como fruta.
    Mais tarde, foram feitas análises químicas que comprovaram sua riqueza em minerais, vitaminas, taninos e ácido oxálico. Daí foi um passo para se espalhar por todo o litoral brasileiro, sendo transformada pela indústria alimentícia em geléias, compotas, xaropes, conservas, picles, vinhos e sucos.
    Uso medicinal
    Na medicina alternativa, seu suco é utilizado como fonte de muitos nutrientes e é recomendado para amenizar disenterias, diarréias e febres. Isso porque a fruta contém tanino, que possui propriedades hemostáticas, anti-sépticas e tonificantes. É muito utilizada como antidiarréico por suas propriedades adstringentes. Os taninos são excelentes inibidores enzimáticos e atuam como antienvenenamento por determinados alcalóides.
    Ela é rica em vitaminas: A, ótima contra infecções, protetora da pele e da visão; vitaminas do complexo B, time da energia, que extrai combustível dos carboidratos, das proteínas e das gorduras dos alimentos; vitamina C, fundamental para a manutenção da saúde, prevenção de resfriados, pressão alta e câncer.
    A carambola possui minerais como o cálcio, vital para outras funções de nosso organismo, além de fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose. Como combate a hipertensão, os cardiologistas são fascinados pela relação que o cálcio tem com a pressão. Contém ferro, importante para crianças e mulheres que chegam à menopausa e idosos, que têm maiores tendências a apresentar deficiência de ferro, mineral essencial para a hemoglobina e para combater e prevenir a anemia.
    A fruta possui, ainda, fósforo, que controla o cansaço mental e neurônios e também cálcio, que previne contra as doenças da gengiva, que é a causa principal da perda de dentes em adultos. O cálcio impede a mandíbula de encolher, fornecendo mais força para os dentes. Alivia as dores ósseas, câimbras musculares e problemas menstruais.
    O suco da carambola pode ser esfregado na pele, diminuindo a coloração de manchas senis, devido à presença do ácido oxálico.
    Trata-se, portanto, de uma árvore ornamental e frutífera, com grande quantidade de nutrientes. Não deixe de usar periodicamente esta fruta exótica, que ajuda seu organismo, fortalecendo o seu sistema imunológico.
    A quantidade de calorias em 100g de carambola é de apenas 29 calorias.
    Bibliografia
    Extraído do livro As Incríveis 50 Frutas com Poderes Medicinais, autoria de Lelington Lobo Franco, escritor, pesquisador, químico-fitologista (Curitiba, PR)
    Colaboração
    Texto e imagem recebidos diretamente do autor do livro citado!
    Carambola em outros sites





  • Toda Fruta





  • Utilização e cultivo da carambola





  • Site EMATER





  • Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp 

  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








    Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook