Mundodosnaturais.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS:GINSENG-BRASILEIRO


Nome popular
GINSENG-BRASILEIRO
Nome científico Pfaffia iresinoides (Kunth.) Spreng.
Fotos ampliadas 1 | 2
Sinonímia popular Paratudo, batata-do-rio
Propriedades terapêuticas Estimulante físico e psíquico, afrodisíaco, estimulante sexual, antiestressante
Princípios ativos Vitaminas A, B2, B3, B12, C, D, E, F, ácido pfáfico, fosfosídeos, estigmasterol, sitosterol, alantoína, fósforo, cálcio, potássio, aminoácidos, mucilagem, saponinas
Indicações terapêuticas Câncer, dor de cabeça, cefaléia, anemia, fadiga, estresse
Informações complementares Uso medicinal
A pfáffia é excelente fonte de hormônios. É uma planta pouco estudada no exterior, onde é tido como usável em caso de esterilidade masculina, à semelhança do Panax ginseng (Ginseng), este sim bastante conhecido.
É chamado "ginseng" porque suas raízes são também semelhante a uma figura humana, shen, em chinês, (o Hen shen ou Ginsheng, em chinês é seu nome).
Para o povo, é droga estimulante físico e psiquicamente, apoiadora em caso de injúria (estresse), cefaléia de origem digestiva, além de ser útil em caso de depressão leve e antifadigosa.
Cicatrizante, antitóxica e analgésica e potencializadora da ação da insulina, fortalece o coração, melhorando a circulação.
Ativa a formação de glóbulos sangüíneos, brancos e/ou vermelhos, portanto é útil para aumentar a defesa orgânica e ajudar na cura de anemia por falta de ferro, se isto for causado por pouca celularidade.
Pesquisas mostram que ela restaura também o formato das células sangüíneas e pode ajudar muito na anemia falciforme. Indicada também como miorrelaxante. Vendida como afrodisíaco pelos hervanários, já que é grande estimulante geral, inclusive sexual, além de antiestressante.
Constituintes
Vitaminas A, B2, B3, B12, C, D, E, F, ácido pfáfico, fosfosídeos, estigmasterol (hormônio), sitosterol (outro hormônio), alantoína (bom cicatrizante de feridas), fósforo, cálcio, potássio, aminoácidos, mucilagem e saponinas (foram descobertas seis, por Kamadawa, na Escola de Farmácia da Universidade de Hokuriku, Japão). Diminui a tensão superficial, como o sabão, o que facilita a ação de todas as outras substâncias acima.
Pesquisas recentíssimas verificam que o ácido pfáfico atua inibindo crescimento de tumores, o que pode levá-la a ser usada em cânceres.
Aconselha-se usá-la em pó da raiz na quantidade de 5 a 10 g ou por decocção da raiz (10g também) ao dia. Há cápsulas no mercado.
Efeitos adversos
Se doses maiores forem fornecidas pode ocorrer nervosismo, pressão alta, diarréia, insônia (pois é estimulante) e erupções na pele. Todos o medicamentos, fitoterápicos ou não, podem ter efeitos adversos se não forem usados convenientemente, daí o risco de medicar-se sem orientação de um médico.
Dosagem indicada
Antifadiga
Colocar uma colher de sobremesa de raiz fatiada (ou uma de pó) em uma chávena e adicionar água fervente. Abafar por dez minutos, esperar esfriar um pouco e coar. Tomar uma chávena em jejum pela manhã e outra à noite.
Antifadiga e antianêmica
Colocar três colheres de sopa de raiz fatiada ou duas colheres de pó em uma garrafa de vinho branco seco. Deixe macerar por uma semana, agitando o vaso de vez em quando e coe. Tomar um cálice de duas a três ao dia, antes das principais refeições.
Tônico
Em uma chávena, colocar uma colher de sobremesa de pó de fáffia e uma de pó de guaraná, adicionando-se água fervente. Abafado, por dez minutos, amorne-se e cope-se. Tome-se uma chávena após o desjejum e outra à tarde.
Cefaléia, estresse
Raiz fatiada (duas colheres de sopa) ou uma de pó, dever ser colocada em uma chávena de álcool de cereais a 60 %. Deixando-se tudo em maceração por dez dias, coe em pano, espremendo bem o conteúdo. Tome de dez a quinze gotas ou uma colher de chá em pouco de água, duas vezes ao dia (uma pela manhã e outra a noite).
Colaboração
Dr. Luiz Carlos Leme Franco (Curitiba, PR), agosto de 2003

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook