Mundodosnaturais.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: BABOSA


Nome popular
BABOSA
Nome científico Aloe Vera (L.) Burm. F.
Fotos ampliadas 1
Família Liliaceae
Parte usada Folha, polpa, seiva
Propriedades terapêuticas Emoliente, resolutivo, antioftálmica, vulnerária, vermífuga
Indicações terapêuticas Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolho e lêndea, inflamação, queimadura, eczema, erisipela, retite hemorroidal, entorse, contusão, dor reumática.
Informações complementares Origem
Planta arbustiva, de folhas carnosas, perene, encontrada originalmente nas partes secas da África, especificamente no Cabo Colônia e nas montanhas da África tropical.
Uso medicinal
O suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno).
A folha despida de cutícula é um supositório nas retites hemorroidais. É ainda utilizada externamente em entorses, contusões e dores reumáticas.
Dosagem indicada
Anti-helmíntico
Suco: uso interno do suco fresco, como anti-helmíntico.
Queimaduras
Cataplasma: aplicar sobre queimaduras 3 vezes ao dia.
Retites hemorroidais
Supositório: em retites hemorroidais.
Laxante
Resina: é a mucilagem após a secagem. Prepara-se deixando as folhas penduradas com a base cortada para baixo por 1 ou 2 dias, esse sumo é seco ao fogo ou ao sol, quando bem seco pode ser transformado em pó dissolvido em água com açúcar, como laxante.
Contusões, entorces e dores reumáticas
Tintura: usam-se 50 g de folhas descascadas, trituradas com 250 ml de álcool e 250 ml de água, a tintura é coada em seguida. Deve ser utilizada sob a forma de compressas e massagens nas contusões, entorces e dores reumáticas.
Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolhos e lêndeas
Lave as folhas frescas, tire a casca, ficando somente com a polpa gosmenta e amarelada. Coloque 1 porção de polpa amarelada em um copo de água fervente, abafe por 15 minutos e coe com uma peneira. Lave a cabeça e, em seguida, aplique a gosma no couro cabeludo, massageando ligeiramente. Deixe agir por 1 hora. Enxágüe a cabeça com água quente ou morna. No caso de piolhos ou lêndeas, passar o pente fino em seguida. (Plantas que Curam, Dr. Sylvio Pannizza)
Toxicologia
Não deve ser ingerida por mulheres durante a menstruação ou gravidez. Também deve ser evitada nos estados hemorroidários. Não usar internamente em crianças.
Colaboração
Sérgio Antonio Barraca (ESALQ/USP), julho de 1999
Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook