Mundodosnaturais.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

PLANTAS MEDICINAIS: Erva doce

Nome popular ANIS
Nome científico Pimpinela anisum L.
Fotos ampliadas 1 | 2 | 3| 4| 5| 6| 7
Família Umbelíferas
Sinonímia popular Erva-doce
Parte usada Fruto-semente e folhas
Propriedades terapêuticas Digestivo, expectorante, carminativo, desinfetante
Princípios ativos Óleo essencial (anetol, isoanetol e anisaldeído, metilchavicol, derivados dos dimetílicos de estiboestrol), óleo fixo, proteínas, colina, açúcares, cumarinas, ácidos orgânicos, flavonóides, esteróis
Indicações terapêuticas Tônico estomacal, flatulência, regulariza as funções menstruais, melhora a digestão, catarros bronquiais,
Informações complementares

Nome em outros idiomas

Alemão:anis; Espanhol: anis; Frances: anis cultive; Inglês: anise; Italiano:anice

Origem

Originária do Oriente Médio, o anis vem sendo cultivado no Egito, na Ásia menor e nas ilhas gregas há mais de mil anos. Quando o Império Romano absorveu a cultura grega, também passou a cultivá-lo, estendendo-o às costas do Mediterrâneo, à França e à Inglaterra.

Propriedades terapêuticas

Digestivo, expectorante, alivia a flatulência, carminativo, tônico estomacal, antiespasmódica, galactagogo, regulariza as funções menstruais, é um excelente desinfetante.

Uso medicinal

As sementes de anis facilitam a digestão e são muito apropriadas para crianças pequenas que sofrem de diarréia. Adoçada com mel, sua infusão alivia a flatulência além de aliviar a asma. Se a este mesmo chá for acrescentado funcho, obter-se-á um ótimo remédio para os catarros bronquiais. Utilizado junto ao açúcar, na forma de xarope, é um excelente expectorante. Mascar sementes de anis ajuda a conciliar o sono, e tomá-las com água faz desaparecer o soluço.
É um excelente antiespasmódico que estimula a ação das glândulas endócrinas, assim como das mamárias. Por conterem até 20% de proteínas, quando secas e destiladas, estas sementes são indicadas para mulheres que amamentam, na medida em que estimulam a produção de leite.
O azeite que delas se extrai serve para matar piolhos, quando friccionado no couro cabeludo, e para acalmar as cólicas, em fricções no ventre.
As sementes do anis possuem excelentes qualidades anti-sépticas, sendo o óleo de anis muito utilizado em pastas de dentes e repelentes de insetos.
A essência de anis serve também para aromatizar numerosos medicamentos, inclusive como corretivo para sabor de infusões onde se misturam ervas. Também é usado para compor incensos.

Dosagem indicada

Dentes (elixir dentifrício). Colocar em um recipiente,que se possa fechar bem,os seguintes ingredientes: 30g de anis em pó, 8g de cravo em pó, 8 g de canela em pó, 1g de essência de hortelã, 850 de aguardente puríssima. Deixar macerar todos os ingredientes na aguardente por cerca de dez dias. Filtrar o líquido e conservar em um vidro com a tampa esmerilhada. Para refrescar a boca, desinfetá-la, purificar o hálito, clarear os dentes e tonificar as gengivas, fazer bochechos com algumas gotas do elixir em um cálice de água morna. Digestão difícil, acidez do estômago. Carvão digestivo: colocar 50g de sementes de anis em pó , em um recipiente com 50g de carvão de tília em pó e 50g de açúcar. Misturar os ingredientes e tomar uma colherinha desta mistura após cada refeição.
Excitação nervosa, insônia e caimbras.Tintura de anis: macerar, por dez dias, 13g de sementes de anis em 50g de álcool a 70º. Filtrar e conservar o líquido em um vidrinho com tampa em conta-gotas. Tomar 10 gotas logo após as refeições, ou a cada vez que se manifestem os distúrbios. Se o estômago estiver vazio, tomar as gotas diluídas em um uma bebida quente: camomila, tília, chá, etc. Não tomar nunca mais de 50 gotas de tintura ao dia.
Intestino (meteorismo).Infusão: 30g de sementes de anis em um litro de água quente. Filtrar quando o líquido estiver morno e tomar uma xícara, após cada refeição. Usar neste caso também a tintura de anis, ver excitação nervosa, utilizando as mesmas doses.
Afecções intestinais (gases e cólicas); desinfetante intestinal; dores de cabeça (origem digestiva); gastrite (origem nervosa); cólicas infantis. Em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sobremesa) de fruto-semente e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 3 vezes ao dia.
Enjôos e vômitos na gravidez; aumentar o leite materno; enxaquecas de origem digestiva.Coloque 3 colheres (sopa) de fruto-semente em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 10 dias e coe. Tome 1 cálice antes das principais refeições.
Afecções intestinais (gases e cólicas); desinfetante intestinal; enxaquecas (origem digestiva), gastrite (origem nervosa); purificador de hálito (halitose). Coloque 1 colher (sobremesa) de fruto-semente e 1 colher (sopa) de folha de guaçatonga picada, em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 60%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher (café) diluído em um pouco de água, 3 vezes ao dia, sendo uma de manhã, em jejum, e as demais antes das principais refeições.

Contra indicações

O uso do fruto-semente desde que dentro das doses recomendadas, não tem contra-indicação. Entretanto, o uso exagerado do óleo essencial pode provocar efeitos tóxicos. Contra-indicado em caso de alergia ao anis e anetol.

Efeitos colaterais

Ocasionalmente podem ocorrer reações alérgicas na pele, trato pulmonar e gastrointestinal.

Culinária

As sementes, por conterem óleo essencial, são excelentes para preparo de alimentos e no uso de seu tempero. Pode ser usado para temperar peixes, aves e também ser utilizados em cremes, sopas e molhos. Bolos doces, biscoitos também podem levar o toque doce desta erva. Esta erva também tem muita afinidade com frutas frescas, especialmente figos. As folhas já possuem aroma mais delicado. Pode-se consumi-las frescas na forma de salada, com vegetais ou queijos em creme.

Curiosidades

Semente de anis é um ingrediente base na preparação de licores Anisette como Pernod e Anise. Na medicina popular diz ser afrodisíaco. Aromaterapeutas utilizam a essência do anis para relaxamento e reduzir a insônia.
Administrando-se às vacas, aumenta-se a produção de leite. Os animais são atraídos pelo seu aroma. Escondendo um pouco de sementes de anis, dentro de um pedaço de queijo, torna-se uma eficiente isca para as ratoeiras.

Bibliografia

  • The ilustrated herb encyclopedia- Kathi Keville
  • Las planta medicinales- William A.R. Thomson
  • Hausbuch der Kräuter- Christian Quatmann
  • Plantas medicinales- Grau, Jung, Münker
  • Plantas que curam- Sylvio Panizza
  • Plantas medicinais -François Balmé
  • Plantas medicinais- JanVolák & JIrí Stodola
  • Plantas que curam - Editora Três
  • Heilpflanzen und ihre Drogen- Mosaik Verlag
  • Herbs & Spices- Sarah Garland
  • Herbs & Spices- Simon & Schuster´s
  • Complete book of herbs - John & Rosemaryu Hemphill´
  • Fonte: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...








Curta nossa Loja de Produtos Naturais no Facebook